sábado, julho 24, 2010

Carta à mediocridade

Toda precaução foi vã, todas atitudes tomadas antecipadamente de nada adiantaram, é como sofrer por antecipação. Minha espera era sobre aquele sim predisposto que não declararia guerra, mas o zodíaco afima e esclarece características, revelando os velhos pretextos subjetivos.
Tens consciência da sua essência antes mesmo dos palpáveis e sonoros fatos.
É aí que confundem a filosofia com os milagrosos livros de auto-ajuda, fé e determinação com religião/doutrina, afogando-se intimamente. Não há auto-ajuda que baste para mediocridade. Ainda por cima devo aguentar os canais televisivos, manchetes e a mídia, tentando moldar, como quem vende um atídoto para falta de inteligencia e personalidade, nesses ordinários roteiros maniqueístas. Estão perdidos em consistêntes contextos de porra nenhuma, sem saber o que são, pra onde vão... e A personalidade esvai-se no cotidiano corrido, no badalar das horas. Ainda tem a 'moral da história', o bem, o mal, e toda essa palhaçada que não leva em conta o ponto de vista, as mil personalidades existentes, que muitas vezes habitam um só corpo. Querem apenas julgar a vida alheia inescrupulosamente e principalmente o mal alheio, sem querer saber se o bem não exige uma eterna negação de si. Pra onde quer que eu vá eu me deparo com vítimas domesticadas, auto-afirmação e filosofias furadas sobre os tabus do universo.
Tentar inovar é para poucos, revolução, o diferente aqui é tachado como impossível ou terrorismo (poético), nos privam pelo medo. O absurdo sim, esse é considerado normal, rotineiro, como o semáforo vermelho carmim que escarra nossa podridão no meio de crianças sujas e malabaristas com olhos grandes, cansados, tristes... O mundo está frígido! É melhor viver a plasticidade do shopping, do que a  verdade que há por trás do concreto, do'muro'. Não sei se esse mundo aguenta muito tempo, já foi diagnosticado câncer, de metástases velozes. As pessoas continuam a desperdiçar vida, desejos, plástico e a adquirir psiquês, doenças, friezas, competição!
Estou falando em ultrapassar limites, ousar, por prazer, por sede, crescimento. Portanto, Poupe-me dos teus mil fracassos, já antes esperimentados, das tuas vontades previstas sem atitudes, do teu egoísmo, quando sei que pode mais pois a terra é fétil, não importa a situação quando se quer.
Ame suas rugas e os calos nas mãos, deixe molhar os olhos pelas conquistas e as sensações, chega de pudor, medo, receio...tente o novo, desconhecido, inóspito e renasça das cinzas como a fenix recheado de um novo eu. Podemos semear fúria, moléculas questionadoras. A voz é movimento e movimento é corpo. Dê valor ao que tens, a juventude invisível que pulsa em tua veia, a palavra depositada no espaço, o movimento, a mudança.
Lembre-se que as ternuras não são eternas, muitas vezes são duras, nem por isso deixam de ser. As desventuras são impares, ninguém disse que era fácil, é preciso um foco, objetivo, que não deve ser desviado por conclusões precipitadas, na terra dos sonhos tudo é possível. Tenha certeza a loucura é a que cura, o resto é vício, desconfie da esperança e não se enquadre, transborde.
E o amor... o amor é animal, instintivo, se espalha com o vento e se adapta, pois é maior que um. O sexo é cheiro,secreção e não um colorido conto de fadas. Não há nada mais vergonhoso que o pudor. As nostalgias e arrependimentos viram fato novo, sendo que o último encontra-se sempre perto dos ressentimentos! apague! Que os erros e falhas mostrem o caminho do acerto. Não negue-se, aceite, deleite-se. Questione! se encontre. 'Se não encontra razões para ser feliz, invente-as, seja criativo' e da infantilidade use a risada, o choro, a travessura, a rima desritmada. Sobretudo tenha força, pois a vida pesa, porém seja leve para carregá-la sem desmanchar. Jogue-se no acaso, desprenda-se do óbvio.
Se sente-se atacado por minhas palavras lembre-se atacar exige ser atacado. E se o amor e ódio caminham de mãos dadas: ame as entrelinhas. As palavras devastam, intimamente, não são mera auto-ajuda.





Várias coisas, numa coisa só.

Um comentário:

Camilla Cabral disse...

que legal esse espaçoooo! depois passa no meu pra conhecer..

beijinhos e ja to seguindooo!! ;)