'Renascimento (ou Renascença) foi um período na história do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. '
"O Iluminismo é a saída do ser humano do estado de não-emancipação em que ele próprio se colocou. Não-emancipação é a incapacidade de fazer uso de sua razão sem recorrer a outros. Tem-se culpa própria na não-emancipação quando ela não advém de falta da razão, mas da falta de decisão e coragem de usar a razão sem as instruções de outrem. Sapere aude! (ouse saber!)"
Minha parte preferida da história, quando o homem resolve sair daquela escuridão da idade média lógico da manipulação da igreja católica, que como boa ditadora de poder não estimulava nenhuma forma de arte ou cultura em geral, apenas: medo, burrice, bitolação repressão e uma religião cheia de interesses próprios para o acúmulo de riquesas, que alguns lunáticos propagam até os dias de hoje.
O Renascimento cultural veio para o renascimento do homem, como próprio nome diz, é o renascimento da cultura, das artes e tecnologia até então dita como coisa do "666" pela igreja. Afinal de contas tudo que informa, é bom, bonito, estimula a massa e da prazer é dito como pecado até os dias de hoje. A humanidade se lembrou da era clássica, lá na Grécia antiga, onde era estimulado a cultura, a arte e a filosofia. Voltando as origens e retirando a sombra que cobriu os olhos do mundo durante anos e anos na Idade Média. Logo levando a tranformaões evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religão. Marcando o ínicio da capitalismo que foi um grande passo em relação ao feudalismo. É uma pena que "nós" paramos por aí! Estacionamos no tempo, lógico aquele velho jogo de interesses de sempre afinal o bicho homem é uma praga. Enfim não conseguimos evoluir do capitalismo para frente, inovando, revolucionando, como o exemplo da renascença. Somos seres desprovidos de evolução, alienados, inertes num mundo sujo de interesses e manipulação.
Veio seguida do Iluminismo ou século das luzes, de um aperfeiçoamento intelectual para lidar com essa "novidade" toda. Novidade já velha essa...
Sintetiza diversas tradições filosóficas, correntes intelectuais, científicas e atitudes religiosas. E claro marcada por transformações importantes como a consolidação de estados-nação, direitos civis, diminuição da influência de instituição hierarquicas como a igreja e a nobreza. Estimulou intelectualmente para a política, logo estouraram Revoluções as quais foram fundamentais para a origem do Mundo Moderno.
Florescendo importantes personalidades, atuais, além do seu tempo como: Newton, Kant, A.Smith, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Rousseau, Voltaire, Locke, Montesquieu, Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga.
Shakespeare, Dante, Cervantes - ah o maravilhoso Dom Quixote precurssor da loucura, CamõesDa Vinci, Michelângelo, Erasmo de Roterdan, Copérnico, Galileu Galilei, Ah Maquiavél também, o qual não sou muito fã. Dentre outros muitos...
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dize-las" Immanuel Kant
Salve a arte, Salve a Revolução e a liberdade de pensamento e expressão! Que sirva de lição para nós, mortais rebeldes inertes num mundo qualquer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário