segunda-feira, julho 27, 2009

Desenvolvimento sustentável


"Em poucas palavras, dizemos que Permacultura é: um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis. Seus princípios teóricos e práticos são uma síntese das práticas agrícolas e conhecimentos tradicionais e das descobertas da ciência moderna visando o desenvolvimento integrado da propriedade.
A Permacultura oferece as ferramentas para o planejamento, a implantação e a manutenção de ecossistemas cultivados no campo e nas cidades, de modo a que eles tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Alimento saudável, habitação e energia devem ser providos de forma sustentável para criar culturas permanentes.
Porque tendo como base o planejamento consciente, a Permacultura torna possível, entre outras coisas, a utilização da terra sem desperdício ou poluição, a restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia. Quando a ação do permacultor se volta para áreas agrícolas, o resultado é a reversão de situações dramáticas de degradação sócio-ambiental.
Todo sistema permacultural deve evoluir, com designs arrojados, para a construção de sociedades economicamente viáveis, socialmente justas, culturalmente sensíveis, dotadas de agroecossistemas que sejam produtivos e conservadores de recursos naturais.
A Permacultura exige uma mudança de atitude que consiste basicamente em fazer os seres humanos viver de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza. Como ciência ambiental, reconhece os próprios limites e por isso nasceu amparada por uma ética fundadora de ações comuns para o bem do sistema Terra.
Os australianos Bill Mollison e David Holmgren, fundadores da Permacultura nos anos 70, buscaram princípios éticos universais surgidos no seio de sociedades indígenas e de tradições
espirituais, que estão orientados na lógica básica do universo de cooperação e solidariedade."
'O conceito de Desenvolvimento Sustentável é, normalmente, definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais
.'


www.permear.org.br/permacultura

domingo, julho 26, 2009

O bicho

'Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.'


Desdobramentos do capitalismo.
Documentário muito bom de Jorge Furtado que eu assiti na escola, bom para qualquer fase da vida! Abram os olhos! Portando assistam, você aí, amigo imaginário!



1

2

3


'Você tem sede de que?
você tem fome de que?
a gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte.
a gente não quer só comida,
a gente quer saída para qualquer parte.
a gente não quer só comida,
a gente quer bebida, diversão, balé.
a gente não quer só comida,
a gente quer a vida como a vida quer.
a gente não quer só comer,
a gente quer comer e quer fazer amor.
a gente não quer só comer,
a gente quer prazer pra aliviar a dor.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer dinheiro e felicidade.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer inteiro e não pela metade.'

quarta-feira, julho 22, 2009

Renascendo...

'Renascimento (ou Renascença) foi um período na história do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. '
"O Iluminismo é a saída do ser humano do estado de não-emancipação em que ele próprio se colocou. Não-emancipação é a incapacidade de fazer uso de sua razão sem recorrer a outros. Tem-se culpa própria na não-emancipação quando ela não advém de falta da razão, mas da falta de decisão e coragem de usar a razão sem as instruções de outrem. Sapere aude! (ouse saber!)"
Minha parte preferida da história, quando o homem resolve sair daquela escuridão da idade média lógico da manipulação da igreja católica, que como boa ditadora de poder não estimulava nenhuma forma de arte ou cultura em geral, apenas: medo, burrice, bitolação repressão e uma religião cheia de interesses próprios para o acúmulo de riquesas, que alguns lunáticos propagam até os dias de hoje.
O Renascimento cultural veio para o renascimento do homem, como próprio nome diz, é o renascimento da cultura, das artes e tecnologia até então dita como coisa do "666" pela igreja. Afinal de contas tudo que informa, é bom, bonito, estimula a massa e da prazer é dito como pecado até os dias de hoje. A humanidade se lembrou da era clássica, lá na Grécia antiga, onde era estimulado a cultura, a arte e a filosofia. Voltando as origens e retirando a sombra que cobriu os olhos do mundo durante anos e anos na Idade Média. Logo levando a tranformaões evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religão. Marcando o ínicio da capitalismo que foi um grande passo em relação ao feudalismo. É uma pena que "nós" paramos por aí! Estacionamos no tempo, lógico aquele velho jogo de interesses de sempre afinal o bicho homem é uma praga. Enfim não conseguimos evoluir do capitalismo para frente, inovando, revolucionando, como o exemplo da renascença. Somos seres desprovidos de evolução, alienados, inertes num mundo sujo de interesses e manipulação.
Veio seguida do Iluminismo ou século das luzes, de um aperfeiçoamento intelectual para lidar com essa "novidade" toda. Novidade já velha essa...
Sintetiza diversas tradições filosóficas, correntes intelectuais, científicas e atitudes religiosas. E claro marcada por transformações importantes como a consolidação de estados-nação, direitos civis, diminuição da influência de instituição hierarquicas como a igreja e a nobreza. Estimulou intelectualmente para a política, logo estouraram Revoluções as quais foram fundamentais para a origem do Mundo Moderno.
Florescendo importantes personalidades, atuais, além do seu tempo como: Newton, Kant, A.Smith, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Rousseau, Voltaire, Locke, Montesquieu, Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga.
Shakespeare, Dante, Cervantes - ah o maravilhoso Dom Quixote precurssor da loucura, CamõesDa Vinci, Michelângelo, Erasmo de Roterdan, Copérnico, Galileu Galilei, Ah Maquiavél também, o qual não sou muito fã. Dentre outros muitos...

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dize-las" Immanuel Kant






Salve a arte, Salve a Revolução e a liberdade de pensamento e expressão! Que sirva de lição para nós, mortais rebeldes inertes num mundo qualquer.

segunda-feira, julho 20, 2009

Do it yourself

'O nosso método é a ação direta, que, desde já, na conquista de pequenos melhoramentos atuais, tende a despertar a iniciativa, o espírito de espontaneidade, a decisão, a coragem, ensinando a massa popular a agir por conta própria, a unir-se e viver em luta. Hoje, mais do que nunca, ação direta. Só um método existe: o colaboracionismo, o reformismo, as eleições com vistas ao poder - numa palavra, ação indireta.'(JOSÉ OITICICA)



Levante
lute
Fale
FAÇA!
Carregue a palavra
e grite-a...em verdades.
Para a mudança,
mundo,
re,
evolução.

sexta-feira, julho 10, 2009

Pela pedagogia libertária


"A pedagogia libertária se caracteriza por realizar uma crítica contudente nas estruturas de controle(e hierárquicas) desenvolvidas na pedagogia tradicional, castradora de potencialidades humanas. A pedagogia livre, é conhecida por estimular toda quebra de relações de dominação estabelecidas no processo pedagógico.
Para aqueles que se interessam por métodos pedagógicos livres. Reatar o pensamento de diversos filósofos e/ou educacionistas que contribuíram diretamente ou não para a formação do pensamento pedagógico libertário e pioneiros na mudança de paradigmas da educação. Tenta também resgatar o passado histórico da educação livre no contexto do movimento operário brasileiro/internacional, na virada do século XX."
Pela liberdade de aprender, pelo exercício de ser, livre. Pela quebra de tabús impostos, dessa moral vã de uma sociedade robótica. Pela criatividade e imaginação que devem ser trabalhadas, pela mudança! Porque como está não dá pra ficar, salve a criação!

quarta-feira, julho 01, 2009

Coisas da coisa numa mesma coisa...

Agora o senhor secretário da saúde(?) algo assim, o caramba a quatro, detalhe para o 'DA SAÚDE' ganha rios por mês e não se da ao trabalho de estudar o que vai fala em rede nacional? Já é demais. Solta a maior pérola no maior tom de seriedade: "Pessoas com PATOLOGIA não devem ir para a argentina". Me dá tique nervoso. Me diga como uma pessoa pode ter patologia???? Sobrenatural!
É meus caros eu enrolei até aqui só para poder criticá-lo sem culpa! Será que é por isso que o povo se revolta querendo ser professor pasquale? ha de ser! Não to querendo posar de intelectual, nem o sou, nem o quero, mas tem coisa que dói na boca do estômago! Agora generalizando acho que o mínimo que se pede é estudar o assunto no o qual você trabalha, o texto que vai discursar e por aí vai...É questão de profissionalismo. ah! Mas olha eu falando de profissionalismo logo de quem? Se não cumprem seu papel, sua profissão, seu trabalho...nem no local de trabalho não vão, vão estudar sobre? Vão ler o discursso? Vão botar a cuca pra funcionar? Que nada!(A maioria)
Deve ser por isso que fazem questão que o povão não tenha educação adequada, para não entender bulufas do que eles falam e ainda achar bonito! É! a educação no Brasil tá precária não é só pra pobre não, pros políticos também! Tão precisando ler mais, estudar sobre o que vão falar, sobre sua profissão, pré-requisitos básicos...
A verdade é que eles nem sabem qual o papel deles na sociedade! kuá! Ao menos podiam tentar dar um exemplo digno para a população, já que já fazem tão pouco, superficialidades...É delicado.
Enfim é epidêmia mundial, pessoas com patologia, haha! a gripe nos revela mais uma vez o quão ignorantes são as pessoas que nos bombardeiam com abóbrinhas na televisão todo dia, nos emburrecendo, nocautiando o cérebro, já tronxo não consegue pensar em nada, criticar, ou diferenciar....nem mesmo digerir informações.
-Patologia: Estudo de patogênias
-Patogênias: Doença própriamente ditas.
-Epidêmia: Graus de virulência de determinada doença por habitante em determinado espaço tempo acima do grau esperado em determinada REGIÂO!
-Pandemia: Graus de virulência de determinada doença por habitante em determinado espaço tempo acima do grau esperado em uma grande REGIÃO geográfica! (Continentes, mundo...)



Enfim, sai da internet, desliga tevê, guarda o livrinho de ficção, conto de fadas e vai estudááááá!!!!! =)

Tenho visto intelectuais demais

Olha,
Eu não sou daqueles chatos de galochas que só abrem a boca para soltar pérolas e pedras preciosas, também não espero que os outros o façam. Aliás eu acho isso um tanto chato, monótono. Eu sou a favor do dom, para abrir poros e não para posar de sabe-tudo.
Certas coisas me soam falsas: Livros decorados, frases prontas...para mostrar, aparecer, por status...E tem até figurino: Óculos emo, palavras categóricas, roupinha da moda, da tribo, ser cool, ser o bom da"galerinha", é a questão do status, "blaze", porque o bom é ser esnobe, ser o melhor, não se mistura, pra ficar por cima da carne seca, tsc! Bobagens de uma geração altamente individualista e competitiva. Deve ser por toda essa repressão, auto-repressão, aí alguns precisam se afirmar para ser. Precisam de aplausos... Seria mais fácil abrir esse encéfalo escamoso e mostrar logo tudo que tem dentro, cuspir na cara dos outros sem cerimônia, pra aparecer, mas pra quem? Sempre me pergunto pra quem querem aparecer? Pra si mesmo? É essa necessidade de afirmação das pessoas, precisam competir, tem de ser os melhores. Na era de quem é mais individualista, quem mais "aparece" nada disso me surpreende! E ainda me pergunto e a troca? contato? as pessoas nos acrescentam...não? principalmente aquelas que nos contrariam, faz a gente pensar! Mas já fazem cara carrancuda se achando donos da verdade e muito para dar ouvidos a pinião alheia. É verdade que a verdade é aquilo que acreditamos, mas ditadura não dá. Tira o cabreto que você ganhou de natal! Então mais uma vez voltamos a era pré-histórica. E a moda, sempre mudando, e a os tolos a seguem, na espreita para saber da nova tendência.
Já eu sou a favor do mistério, afinal de contas por que todo mundo tem que saber sobre as coisas que gosto? o que leio? o que escuto? o que faço? Minha presença continua a ser um tanto marcante, não preciso que batam palmas. Talvez seja o tal mistério..o humor, é esse não pode faltar. Pra que me publicar, já me basta aqui, essa masturbação on-line! Mas eu sei que você aí leitor imaginário não existe. É isso me dá uma certa liberdade. E acima de tudo sou a favor do contato, da troca, mas com quem tem verdadeiramente algo a acrescentar.
Voltando ao assunto...Agora posar de enciclopédia nunca foi da minha índole... Enfim, acho válido expor, compartilhar idéias ainda mais se for pra abrir poros, trocas, fazer o meu papel naquilo que acho que é propagação de idéias. Mas com quem realmente vale a pena, não vou dar murro em ponta de faca, quem não me propõe toca justa que fique com sua "oquidão". Mas tem gente que exagera e leva isso muito a sério. E ainda exigem que você TEM que, Tenho que saber concordâncias mís. Pro espaço! Novas regras da língua mutantes, a toda hora, parece até implicância, não que não seja válida, é sim, mas eu acho que ninguém tem a obrigação de saber tudo! Ainda mais de uma língua tão vasta. Se eu ao menos tivesse querendo passar no vestibular...É! Decorar todas as palavras no dicionário não resolve nada. É importante ter jogo de cintura, saber se expressar bem, deixar transparecer, fazer o melhor que você pode. O resto é resto! Minuciosos acentos muito bem colocados, pontuados, na minha opinião de nada vale se não houver conteúdo. Ora, me poupe! Minha língua é de flexões e antes de mais tati-bitati, sou antes de tudo isso a favor da criação e da liberdade. Que ser muito bem pontuado de nada vale se você não cria, não inventa, tem de ter um pouco de devaneio nisso tudo...Talvez eu seja poeta demais para compactuar com essa racionalidade muitas vezes estúpida e desnecessária. Afinal de contas sou amadora e não profissional, nesse caso, faço arte, a qual não tem regras, sou d eum dadaísmo próprio, não é questão de niilismo não, é entrar em contato, é beleza bruta, quente, falo com sentimento, não com frieza. Sou libertária.
Hoje em dia todo mundo quer ser melhor em algo, nem que seja o melhor plantador de batatas! Se expor aos porcos, por aplausos, status ou o que for não é do meu feitio. Pérolas e mais pérolas...aos porcos, vãs. Não me bastam, em tudo nessa vida a de ter um quê de arte, que é aonde não há regras, é liberdade, de expressão, de criação!